top of page

Acerca de

Consultor

Dicas de como se adaptar ao seus primeiros multifocais

TEXTO 01

A adaptação com lentes multifocais ou lentes progressivas ainda é uma dúvida muito grande para quem precisa usar esse tipo de óculos.

Afinal, não são as lentes multifocais que tornam a adaptação difícil, mas sim o tipo de lente escolhida, quantos graus a pessoa tem e qual a necessidade do dia a dia.

É comum uma pessoa que não está acostumada a utilizar uma lente multifocal ver algumas distorções e  ter dificuldade em usar escadas (devido à transição do grau), ver o chão se mexer, ou ainda, ter dores de cabeça frequente.

Vamos te contar agora as principais dicas para melhor adaptação com seu óculos multifocal. Acompanhe!

Como funcionam as lentes multifocais

As lentes multifocais servem para corrigir problemas de presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada.

Aliás, este é um problema muito comum, que muitas pessoas possuem e não percebem, ou demoram a descobrir. 

Geralmente as pessoas que tenham a partir de 35 ou 37 anos começam a precisar usar lentes multifocais.

Como o próprio nome diz, as lentes multifocais possuem múltiplos focos. Ou seja,  elas conseguem, em uma única lente, corrigir o problema causado pela presbiopia.

As lentes multifocais possuem três campos de visão:

  • Visão de Perto

  • Visão Intermediária

  • Visão de Longe

 

A separação de campo de visão nas lentes acontece de forma gradual entre os graus, assim é possível enxergar nitidamente qualquer campo independente da distância.

Além disso, não afeta a estética dos óculos.

No início, é normal algumas pessoas sentirem dificuldade na adaptação de lentes multifocais.

Isso acontece devido à mudança gradual do grau para perto para o grau para longe em uma única lente.

Sentir dificuldade para se adaptar com as lentes multifocais é normal no começo.

Principalmente se é a primeira vez que você está usando esse tipo de lente ou se você usava muito tempo um tipo e uma marca e alterou para outra.

Veja as dicas que separamos para você se adaptar com as lentes multifocais.

Dicas para adaptação com lentes multifocais ou progressivas

Separamos dicas essenciais para ajudar você com a adaptação de lentes multifocais. Vamos lá?

1- Acostume seu cérebro

Pode ser difícil se acostumar com as lentes multifocais no primeiro momento. Mas acredite, o seu cérebro se acostuma aos poucos. 

Mas para isso, você deve ajudar o seu cérebro a se acostumar, treinando-o.

Funciona como se estivéssemos fazendo uma dieta: precisamos acostumar nosso corpo com novos hábitos saudáveis.

E com o uso do óculos com lentes multifocais é a mesma coisa. O nosso cérebro entende que mudamos, e precisa interpretar a nova forma que enxergamos.

Para isso, é necessário que você tente usar o óculos multifocal o dia todo, começando logo que acorda durante os primeiros 7 dias.

Normalmente o período de adaptação com lentes multifocais (progressivas) leva de 7 a 15 dias, podendo estender para mais.

Isso porque é necessário acostumar com a transição de grau que acontece em cada campo da lente.

Ao longo desse período, é para você começar a sentir diminuição da intensidade de alguns sintomas típicos da adaptação com o óculos multifocal.

Os principais sintomas nesse processo são: tontura, enjoo, dores de cabeça e dificuldade para enxergar degrau de escadas, por exemplo.

Se após esse período, você ainda não conseguir se adaptar com o óculos, leve o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o seu grau e com as medidas do óculos.

2- Medida correta da DNP e DP

Essa medida é muito importante para a confecção de qualquer tipo de óculos, mas principalmente para quem utiliza lentes multifocais.

A DNP é a a  Distância Naso-Pupilar, ou seja, é a medida, em milímetros, entre a pupila e o centro do nariz. Já a DP é a medida, também em mílimetros, entre as duas pupilas.

 

DP: distância pupilar e DNP: distância naso-pupilar

 

Para quem usa lentes multifocais, o cuidado em ter essa medida realizada com maior precisão é fundamental.

Dessa forma, o modo como a pessoa usa o óculos deve ser levado em conta.

Por exemplo: se a pessoa usa o óculos posicionado mais perto da ponta do nariz ou não, ela precisa posicionar o óculos exatamente onde ela mais o utiliza quando a medida da DNP for tirada.

Quando a medida da DNP é tirada sem que isso seja levado em conta, tem-se um valor errado que impacta diretamente na adaptação com o óculos multifocal.

Dessa forma, a adaptação torna-se quase impossível e a óptica responsável pela montagem das lentes é obrigada a refazer o óculos.

3- Altura da armação

A escolha correta da armação é fundamental para que a adaptação com as lentes multifocais ou progressivas ocorra da maneira mais suave possível.

Isso porque, se altura do aro da armação for pequena (menor que 3 cm ou 30mm), a mudança de grau pode ser mais brusca, proporcionando extremo desconforto à visão.

Por esse motivo, armações muito pequena nem relação à altura não são compatíveis com lentes multifocais. 

Já a armação que possui a altura do aro maior que 3 cm (30 mm) ajuda na transição suave entre os campos de visão de perto, intermediário e longe.

 

Alturas maiores que 30mm (3cm) para lentes multifocais

 

Por isso, ao escolher uma armação para usar lentes multifocais, escolha sempre armações que possuem a medida da altura a partir de 3cm.

4-  Acostume com as áreas do campo de visão

É importante que, uma vez utilizando lentes multifocais, você esteja consciente da transição dos 3 campos de visão que suas lentes possuem: para longe, intermediário e para perto. 

Confuso? Vou te explicar:

Por exemplo, na parte superior da lente, você vai ver para longe, assim como para perto você vai enxergar entre o centro e a parte inferior das lentes. Veja uma imagem de exemplo abaixo

 

5- Dê preferência para lentes multifocais personalizadas

As lentes multifocais personalizadas são o melhor tipo de lente multifocal ou progressiva que hoje existe, além de ser o tipo de lente multifocal mais fácil para se adaptar

Como o próprio nome sugere, as lentes progressivas personalizadas são produzidas de forma personalizada e individual para cada pessoa levando em conta seu estilo de vida e a quantidade de horas que cada atividade é realizada ao longo do dia.

Ou seja, se você passa mais tempo do seu dia fazendo atividades que necessitam mais da sua visão para perto, o campo de visão de perto é otimizado, sendo maior na sua lente progressiva.

Consequentemente você possui um conforto visual maior, além de conseguir enxergar melhor também.

E o mesmo acontece caso você passe a maior parte do dia realizando tarefas que exigem mais a visão para longe ou a visão intermediária.

Temos um exemplo abaixo que pode te ajudar a entender como funciona a personalização das lentes progressivas.

 

Campo de visão longe, otimizado para lentes multifocais personalizadas

 

Entretanto, infelizmente, esse tipo de lente ainda posisu um preço bastante elevado no Brasil,sendo acessível para poucas pessoas. 

É por isso que nós da Lenscope oferecemos essa opção com um preço muito mais justo para que você também possa ter mais conforto ao usar uma lente fabricada sob medida pra você.

Dificuldades de adaptação com as lentes multifocais

No início, algumas atividades do dia a dia podem causar estranheza com a utilização das lentes. Em alguns casos, quem utiliza óculos pode até sentir dor de cabeça ou tontura.

Por isso, algumas medidas devem ser tomadas.

O ideal, é que você evite olhar seus passos andando, ou ao subir e descer uma escada, por exemplo.

Outras atividades como dirigir parecerão mais difíceis até que o cérebro se adapte com as novas lentes.

Dessa forma, evite essas atividades na primeira semana de uso das lentes multifocais.

Como seus olhos estão em fase de adaptação, evite também ficar tirando e colocando o óculos. Isso pode dificultar ainda mais o período de adaptação com as lentes multifocais.

TEXTO 2

Dicas de como se adaptar ao seus primeiros multifocais

 

Em um primeiro momento, é normal que você sinta leves alterações na imagem quando começar a usar os seus óculos.

Essa sensação é passageira e em algumas horas ou dias de uso, tendem a desaparecer. Durante essa fase, utilize seus óculos em ambientes como casa e trabalho. O ideal é colocar de manhã, logo que acordar.

 

Evite dirigir automóveis nessas primeiras horas de uso.

Quando for dirigir, tenha certeza de que está confortável

Para a experiência ser mais confortável com seus óculos novos, evite ficar trocando com os seus óculos antigos.

Dê uma chance às suas novas lentes multifocais! Em pouco tempo, você enxergará bem. Se depois de alguns dias, você continua preferindo os seus óculos antigos, deve haver algo errado com os seus óculos novos e você deve procurar o seu óptico ou médico oftalmologista para

Ao colocar as suas lentes multifocais, tente mover sua cabeça para cima e para baixo.

Você vai perceber que existem áreas específicas para enxergar melhor de perto, intermediário e de longe. São os chamados campos de visão da lente. E lembre-se: é o seu momento de adaptação. É como dirigir um carro novo, você vai experimentando e aos poucos vai aprendendo a ver o mundo com o seus primeiros multifocais.  

 

Ao descer as escadas, tente abaixar sua cabeça e os seus olhos, para garantir que você tenha a melhor qualidade de visão.

Os desenhos  das lentes multifocais  mais modernas possuem adaptação tão rápida e simples que você nem precisa se preocupar com elas.

 

Pode demorar até alguns dias para desfrutar plenamente de todos os benefícios de seus primeiros multifocais.

No entanto, se você tiver alguma dificuldade, fale com o seu óptico ou médico oftalmologista.

camposv2-1-2-660x302.jpg
dnp-medidas-sem-altura-1-660x236.jpg
altura-1.png
camposv2-1-2-660x302.jpg
bottom of page