Olho seco
O olho normalmente produz dois tipos de lágrimas. Lágrimas basais que mantêm o olho protegido contra vento e poeira, e lágrimas reflexas que ocorrem em resposta a um trauma ou emoção. Olho seco é uma deficiência, qualitativa ou quantitativa, do lacrimejamento basal.
Os sintomas incluem olho vermelho, queimação e coceira, sensação de areia no olhos, lacrimejemento excessivo, embaçamento.
Curiosamente, olho seco causa excessiva produção de lágrima reflexa. Isto porque quando a lágrima basal é deficiente, a superfície do olho se machuca facilmente e lágrimas reflexas são produzidas para ajudar na cura do processo.
Causas:
Eles podem ser devido a blefarite (já citado), conjuntivite, distúrbios da córnea, pterígio ou pinguécula ("carninha" que nasce da parte branca do olho), episclerite, processos alérgicos e problemas relativos a lente de contato, alterações hormonais, efeito colateral de alguns medicamentos, uso excessivo de computadores.
Tratamento:
Não há no momento cura para o olho seco. Em muitos casos a condição pode ser controlada com "lágrimas artificiais" ou a prescrição de medicamentos em casos severos.