Olho seco

O olho normalmente produz dois tipos de lágrimas. Lágrimas basais que mantêm o olho protegido contra vento e poeira, e lágrimas reflexas que ocorrem em resposta a um trauma ou emoção. Olho seco é uma deficiência, qualitativa ou quantitativa, do lacrimejamento basal.

Os sintomas incluem olho vermelho, queimação e coceira, sensação de areia no olhos, lacrimejemento excessivo, embaçamento.

Curiosamente, olho seco causa excessiva produção de lágrima reflexa. Isto porque quando a lágrima basal é deficiente, a superfície do olho se machuca facilmente e lágrimas reflexas são produzidas para ajudar na cura do processo.

 

Causas:

Eles podem ser devido a blefarite (já citado), conjuntivite, distúrbios da córnea, pterígio ou pinguécula ("carninha" que nasce da parte branca do olho), episclerite, processos alérgicos e problemas relativos a lente de contato, alterações hormonais, efeito colateral de alguns medicamentos, uso excessivo de computadores.

 

Tratamento:

Não há no momento cura para o olho seco. Em muitos casos a condição pode ser controlada com "lágrimas artificiais" ou a prescrição de medicamentos em casos severos.

Rua Nogueira Acioli 1146 Fortaleza - CE

Tel: 85 3254 7700

  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube
  • Facebook - Black Circle